sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bebês e Andadores: estímulo ou risco?

Essa eu respondo com ajuda do Baby Center:

"Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento. Dados britânicos também mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.

A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.

 Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão."

Ciente do que dizem os especialistas, eu sempre deixei o Santiago muito no chão. Desmontei a mesa de centro da minha sala para que ele pudesse ter um bom espaço para rolar, se arrastar e engatinhar. Ele engatinhou relativamente cedo (com 6 meses e meio), antes mesmo de sentar, afinal cada bebê tem o seu tempo. Eu colocava vários edredons no chão da sala para ele não se machucar e também não apanhar frio, e conforme ele foi ficando craque eu fui tirando essa proteção. Depois, quando começou a caminhar apoiado nas coisas, procuramos ficar atentos aos calçados dele: que fossem flexíveis, mas emborrachados - para evitar escorregões.

Aí se passaram alguns meses, ele arriscava 1 ou 2 passinhos, mas sempre com pontos de referências fixos e o andador estava descartado, busquei outras alternativas! Achei o "empurrador" =)



Nesse modelo a criança não fica presa, ela tem um apoio para andar mas está solta caso o empurrador ganhe mais velocidade. Assim, desenvolve a coordenação para usar os joelhos ao cair. Presenteamos o Santiago com o leãozinho 1 mês antes do 1º aniversário, e ainda me arrependo de não ter filmado a 1ª vez que ele usou: ele ficou tão feliz, tão empolgado que ao chegar no final do corredor - sem se dar conta - parou, sem nenhum apoio, e começou a bater palminhas! Dali em diante as aventuras de soltar o apoio de um sofá e ir até o outro passaram a ser mais constantes.

Esse brinquedo custa em torno de R$300,00 mas vira uma motoquinha! Essa haste vira o banco da motoca e pode usar até os 3 anos da criança. Agora o meu bebê já sobe em cima, vira de cabeça pra baixo e tortura o pobrezinho do leão... Mas tenho certeza que foi um estímulo e tanto pra ele começar a caminhar.