sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bebês e Andadores: estímulo ou risco?

Essa eu respondo com ajuda do Baby Center:

"Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento. Dados britânicos também mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.

A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.

 Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão."

Ciente do que dizem os especialistas, eu sempre deixei o Santiago muito no chão. Desmontei a mesa de centro da minha sala para que ele pudesse ter um bom espaço para rolar, se arrastar e engatinhar. Ele engatinhou relativamente cedo (com 6 meses e meio), antes mesmo de sentar, afinal cada bebê tem o seu tempo. Eu colocava vários edredons no chão da sala para ele não se machucar e também não apanhar frio, e conforme ele foi ficando craque eu fui tirando essa proteção. Depois, quando começou a caminhar apoiado nas coisas, procuramos ficar atentos aos calçados dele: que fossem flexíveis, mas emborrachados - para evitar escorregões.

Aí se passaram alguns meses, ele arriscava 1 ou 2 passinhos, mas sempre com pontos de referências fixos e o andador estava descartado, busquei outras alternativas! Achei o "empurrador" =)



Nesse modelo a criança não fica presa, ela tem um apoio para andar mas está solta caso o empurrador ganhe mais velocidade. Assim, desenvolve a coordenação para usar os joelhos ao cair. Presenteamos o Santiago com o leãozinho 1 mês antes do 1º aniversário, e ainda me arrependo de não ter filmado a 1ª vez que ele usou: ele ficou tão feliz, tão empolgado que ao chegar no final do corredor - sem se dar conta - parou, sem nenhum apoio, e começou a bater palminhas! Dali em diante as aventuras de soltar o apoio de um sofá e ir até o outro passaram a ser mais constantes.

Esse brinquedo custa em torno de R$300,00 mas vira uma motoquinha! Essa haste vira o banco da motoca e pode usar até os 3 anos da criança. Agora o meu bebê já sobe em cima, vira de cabeça pra baixo e tortura o pobrezinho do leão... Mas tenho certeza que foi um estímulo e tanto pra ele começar a caminhar.

5 comentários:

  1. Particularmente nao sou a favor de andador pq acho que gera muitos acidentes desnecessarios.
    Jah o empurrador usei e recomendo.
    Mas gosto eh gosto.
    http://motherlovedatanase.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carol P, eu também concordo. Empurrador é bacana.. mas é questão de gosto mesmo, porque mesmo com a orientação dos pediatras tem muitas pessoas que ainda usam! beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!!! Obrigada pela visita!!!! Eu tbm não sou fã do andador, não... Já esse empurrador eu achei legal!!! João está com 8 meses, vou pensar em presenteá-lo com algo assim!! Adorei este que vira motoquinha!! Obrigada pela dica!! Beijinhosss

    ResponderExcluir
  4. Que lindo seu blog. Seu Santiago é tão lindo quanto o meu Santhiago.

    voltarei!

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é fofo!!! Estou te seguindo,me segue tb... bj

    ResponderExcluir