quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vídeo-aulas online - Khan Academy


Outro dia a Letícia, filha da moça que trabalha lá em casa, foi me visitar especialmente para pedir ajuda em uns problemas matemáticos. "MMC, MDC? Barbada!", pensei. Só que ao começar a falar, percebi que a forma como eu aprendi e, portanto, como saberia passar esse conhecimento a diante é completamente diferente da linguagem e formato que a gurizada de hoje é impactada pelas informações. Eu fazia todo o trajeto de uma conta e ela me olhava com aquela expressão de "pra que tudo isso, meu Deus...".

Essas crianças nasceram num outro século e tem uma visão de tempo e espaço bastante diferente da nossa, basicamente em função do seu convício com as diferentes formas de tecnologia e como isso influenciou os relacionamentos, e também do imediatismo das respostas que obtém no seu dia-a-dia.

Bom, daí estou almoçando hoje e leio sobre o professor americano Sal Kanh. O cara começou a postar vídeos no YouTube explicando passagens mais difíceis da matemática para primos que moravam em outros estados e acabou por tornar-se um fenômeno da Internet. As crianças adoraram. Aulas que vão direto ao ponto e tentam antecipar as dúvidas dos alunos, deixando o encontro com o professor mais direcionado para a resolução de problemas.

Muitos vídeos já estão traduzidos para o português, através de uma iniciativa da Fundação Lemann e da Intel. Os vídeos estão aqui. Quem tem crianças em idade escolar pode aproveita-los. Eu ainda espero mais um pouquinho, mas certamente vou indicar estes vídeos para a Letícia - quem sabe eles falam a língua dela...

Conteúdos de matemática, biologia, física e química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário