quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cocô duro, mole, verde, amarelo...

Essa semana o Santi estava com o intestino um pouco preso e me peguei novamente filosofando sobre o cocô. Ah, o cocô... nunca pensei que ia falar tanto sobre esse assunto na minha vida :-) Mas é fato, mães e pais falam sobre isso com frequência! Esse post trata desse assunto meio "nojentinho", viu? Mães normalmente não tem essa frescura, mas quem tiver, não leia!

Quando o bebê só toma o leite materno é uma maravilha: cor amarelo ouro, quase sem cheiro e bem molinho. Quando eu via que o meu filho estava com gases, ou incomodado pra ir aos pés (zinhos) eu me sentava na cama com as pernas flexionadas e ele sentado na minha barriga, com as costas apoiadas nas minhas coxas e as penas esticadas no meu peito e puuuuuuuuum! Essa posição privilegiava o trabalho dos intestinos e aí a coisa ía! Uma maravilha... o leite materno é laxante natural!

Porém, quando começamos a introdução dos alimentos sólidos (inicialmente frutas) o negócio deu uma mudada...  3 dias depois da 1ª banana, ele não fez cocô por 2 dias... foi muito difícil ver o desconforto dele, as dorezinhas... Aí a Pedi disse pra dar água da ameixa (deixa umas 3 ameixas pretas, sem caroço, de molho num copo de água filtrada e fervida de um dia para o outro, e dá esse suco na mamadeira) e depois umas colheradas da polpa dessas ameixas... mas não surtiu efeito rapidamente, então tivemos que usar supositórios de glicerina... dá uma dó, mas às vezes é só isso que ajuda.

Hoje com 1 ano, e uma dieta praticamente sem restrições, às vezes temos esses inconvenientes de cocô que não vem ou de fezes mais endurecidas. Acho que é alguma coisa do metabolismo dele. Mas para contornar e prevenir, listo coisas que ajudam o intestino a funcionar melhor (que funcionam pro meu bebê):

  • Suco da água da ameixa;
  • Suco de laranja (dia sim, dia não);
  • Mamão (dia sim, dia não);
  • Bastante óleo de oliva na comida (lubrifica as fezes);
  • Beber muita água (o Santiago bebe bastante!);
  • Papinha de ameixa da Nestlé (dica de ouro: eles amam e faz efeito rapidinho);
  • Espinafre e outros verdes na comidinha;
Quem já teve esse tipo de problema sabe o quanto é angustiante ver a criança passando por isso, então vale (quase) tudo, principalmente regular os hábitos alimentares e passar a observar o que tranca e o que libera o intestino de cada pequeno.

O Baby Center fez um guia em imagens de como são os cocôs: http://bit.ly/aDQvWv é bem educativo!

Beijo, Camila.

Um comentário:

  1. Bha guria, o Matheus nunca teve problemas...já a Thaís foi um estress, desde bem pequena.
    Agora ainda bem já esta melhor, mas também sigo diariamente essas regrinhas da alimentação.
    Bjs

    ResponderExcluir