quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Banho de Balde é o Máximo




O primeiro grande medo depois de vir pra casa era o primeiro banho... e como já fui atucanada que não nos saíriamos bem, de fato não nos saímos bem: o guri gritava! Aliás, isso é fato: quando a gente está nervosa o bebê sente e aí está feita a lambança (acontece que não ficamos assim por querer né?). Ainda sob choque da má experiência, no dia seguinte matamos o banho. Mas a partir do seguinte encarei e mandei ver, mas na banheira tradicional - com a redinha. Ele foi ficando menos nervoso a cada banho, mas eu via que ele não curtia muito aquele momento e eu acredito que não curtia pelos seguintes motivos: 1) insegurança (ele veio de um lugar apertadinho e aquela "piscina" enorme não ajudava); 2) perda de calor (como a área de contato da água com o ar é grande a água esfria mais rápido e a cada vez que ele se mexia um pouco acabava colocando parte do corpinho em contato com o ar) e 3) porque a gente também não conseguia relxar quando ele estava atucanado.

Posto isso, decidi pesquisar outras maneiras de dar banho e achei o tal do Tummy Tub (uma espécie de balde para dar banho em bebês de até 6 meses). Só que esse Tummy Tub custa mais de R$120 e prossegui pesquisando e vi que havia mães que usavam um balde de verdade para substituir essa invenção. Coincidentemente eu tinha exatamente o tal balde em casa: Sanremo 15 litros (custa aproximadamente R$15). E depois de ver uns videozinhos e ler um pouco me encorajei e o banho foi um sucesso. Ele AMA tomar banho e agora o choro é pra sair da água. Notei que ali ele fica mais aconchegado e sem dúvida aquela sensação remete ao útero (um ambiente quentinho e apertadinho), por isso o sucesso total da novidade. Primeiro eu lavo o rostinho só com água e a cabecinha (com ele enrolado na toalha e no colo), depois, com ele já peladinho e no colo dou uma ensaboada no bumbum (o único lugar realmente sujo de um bebê, né?) e aí sim começa o relaxante banho no ofurô do rapaz. Eu deixo ele apoiado na minha mão esquerda dentro do balde e com a outra mão dou o banho. É muito legal ever a cara de satisfação e relaxamento dele. Com esse banho achamos o ritual perfeito: banho no ofurô, depois relax na cama da mamãe pra se espreguiçar um pouco, depois mamá e depois cama.

Começamos com essa modalidade quando ele tinha umas duas semanas e enquanto ele couber no balde vamos continuar apostando nele. Um verdadeiro sucesso: bom e barato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário