domingo, 17 de julho de 2011

Bico do seio rachado, o que fazer? Previna antes de ter que tratar!

Durante a gravidez eu fiz toda preparação que a obstetra me indicou: banho de luz, esponjinha no bico dos seios pra criar atrito na pele, etc. Mas na hora do vamos ver, com aquele bezerrinho mamando sem a menor cerimônia, com todas as suas forças... não tem seio que não sinta a pressão...!


Eu não cheguei a ter rachaduras, antes disso, quando os meus seios começaram a ficar mais sensíveis (no dia que cheguei em casa do hospital) a minha comadre Caissie me deu o melhor dos presentes: a pomada Lansinoh. É como se fosse uma cola, bem grudenta que é pura lanolina, ou seja 100% natural. Ela previne, protege, alivia e trata, e por não ser um remédio não precisa ser retirada para o bebê mamar. Não tem cheiro, nem gosto, nem conservantes, nem nada! Antes de TODA mamada eu passava um pouquinho no bico. No primeiro uso já senti a diferença. Depois de umas semanas o seio já está acostumado com a função toda, e a gente vai se despedindo dela aos poucos, até que não é preciso usar mais nada. Mas, seguramente, recomendo às amigas que levem esta preciosidade já na bolsa da maternidade, porque este é o caso em que prevenir é MUITO melhor, e menos dolorido do que remediar!


No hospital as enfermeiras me deram o Dersani, pra hidratar e dar uma tratadinha nos efeitos das primeiras "bocanhadas", mas juro... não teve resultado nenhum de proteção como senti com a Lansinoh. Mamães de primeira viagem gostam muito de validar essas dicas com os obstetras e pediatras, então sugiro que conversem com eles para usarem com tranquilidade. É realmente um produto transformador, tive esse mesmo feedback de várias mães.


Onde encontrar? É um produto importado, no meu caso veio de fora e aquele tubinho que usei já estava passando pela terceira mãe (porque dura muito). É possível compra-lo pela Internet, vale fazer uma pesquisa. Pelo que vi custa em torno de R$70,00 e acredite, você pagaria 5 vezes mais se soubesse o benefício que ela traz.


Outras dicas mais genéricas, mas igualmente importantes: secar muito bem os seios depois do banho com uma toalha exclusiva para isso: muito macia. Eu usava uma toalha de fralda extra-macia. Se for o caso, secar com secador bem fraquinho. E por fim, usar as conchas, que ajudam a "formatar" o bico do seio, mas isso das conchas é assunto pra um post exclusivo. Sem dúvida meninas, a tecnologia está ao nosso favor. Amamentar não deve ser motivo de sofrimento, é uma coisa nova, que tem o mais nobre dos motivos para nos esforçarmos, mas existem recursos que facilitam a nossa vida, e devemos usa-los!!


Essa semana, que estou organizando a festinha de 2 anos do Santiago, andei voltando no tempo com assuntos de bebezinhos! Mas é bom porque sempre tem novas mães chegando por aí, e essas dicas podem ser úteis!
Beijos, Mila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário