sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Poltrona de amamentação. Comprar ou não comprar?

Essa foi uma das dúvidas quando eu estava grávida... valeria a pena investir nisso? Uma grande amiga, Elisa, disse que sim! Que era muito bom ter aquele canto, que no fim é o único de exclusividade de mãe e filho. Mas li em alguns blogs de mães que se arrependeram, que só ficou atravancando o quarto do bebê. Como o quarto do Santi é grande, resolvi comprar assim mesmo. E foi muito bom!

A utilidade da poltrona variou com o passar dos meses. Explico: logo no 1º dia que chegamos em casa, o primeiro mamá (exatamente quando o leite desceu) foi na poltrona de amamentar. Foi ótimo: o quarto do nenê é sempre mais tranquilo, um lugar respeitado pelas visitas, então eu adorava amamentar o Santiago no balançar da cadeira, com ele bem acomodado na almofada de amamentação. Era ótimo, passávamos horas lá, juntinhos...

Depois das primeiras semanas, com a rotina maluca de dar mamá a cada 3 horas, chegou um ponto que eu já não queria mais ficar sempre lá no cantinho silencioso, tava precisando de "agito".. aí passei a amamentar em vários lugares da casa, no sofá vendo TV, na minha cama bem confortável... Nesse momento a poltrona deixou de ser tão usada, mas mais a frente voltaria a ter maior importância..

Até os 4 meses o Santiago dormia no nosso quarto, no berço desmontável que compramos para viagens (que ficou fixo esse tempo ao lado da minha cama), mas depois disso passou a dormir no seu próprio quarto. Então, seguindo a ideia de que ele tinha que se adaptar ao novo e se sentir que aquele era o melhor lugar pra ele descansar, o processo de "desligamento" (de sair da tomada e se acalmar) passamos a fazer no quarto dele. E o mamá de antes de dormir voltei a dar na poltrona, assim como o da madrugada. Aí ele cada vez mais convivia e tinha a sua rotina realizada no seu quarto, o que facilitou essa adaptação da saída do nosso.

Hoje com um ano, sigo usando ela para a mamadeira da noite/ madrugada. É muito bom ninar ele no embalo da cadeira, ter ele ali só comigo naquele momento, entrando num ritmo mais calmo e tranquilo e se preparando pra mais uma noite de sono. Então, quem tiver espaço, eu aconselho comprar. Agora algumas dicas pra não errar na escolha:

  • escolher um modelo com balanço...é bom pra relaxar mãe e filho.
  • escolha um modelo de tecido, NÃO de couro/ corino: eu comprei de corino porque me disseram que era mais fácil de limpar e coisa e tal. Só que no verão a perna gruda, no inverso é gelada, além de fazer um barulhão quando senta/ levanta do couro da almofada com a da estrutura se ajeitando. Além de mais bonitos, basta impermeabilizar pra evitar manchas (p.s: só acho que as sujeiras começarão agora quando ele pegar canetas pra riscar a casa, porque até então como um nenê vai sujaaaar a cadeira? Vomitinhos sujam a roupa da mãe...)
  • IMPORTANTÍSSIMO: faça um test-drive na loja e veja se o encosto dela alcança toda a sua cabeça, um encosto baixo demais mata o pescoço.
  • compre uma almofada de amamentar. Além de ser útil pra ajeitar o bebê, quando eles são pequenos é muito bom de "cercá-los" com ela na cama quando estão dormindo. O Santi adorava.
Até mais!

2 comentários:

  1. Olá, realmente este momento é muito importante e estas escolhas não podem ser equivocadas. Encontrei uma poltrona de amamentar que é robusta, as opções de cores dos tecidos (sarja e linho, que não grudam na perna)tem boa diversidade. E além disso possui um sistema de giro e balanço super agradáveis para auxiliar o ninar do bebê.

    ResponderExcluir
  2. Olá, realmente este momento é muito importante e estas escolhas não podem ser equivocadas. Encontrei uma poltrona de amamentar que é robusta, as opções de cores dos tecidos (sarja e linho, que não grudam na perna)tem boa diversidade. E além disso possui um sistema de giro e balanço super agradáveis para auxiliar o ninar do bebê. https://www.estofadosobradelle.com.br/estofado/931120/poltronas/poltrona-de-amamentar-darah.html

    ResponderExcluir